Museu do Homem de Maués

“Herdeiros do Guaraná: nossa vida, nossa história. A criação do Museu do Homem de Maués é o primeiro passo para o resgate e a preservação de nossa história”.

Assim é mensagem mostrada na primeira sala de exposição do museu na cidade de Maués, localizada no Médio Amazonas.

O museu foi inaugurado em novembro de 2009 pela prefeitura de Maués. O investimento para a criação deve-se à parceria entre prefeitura, governo do Estado e a empresa AMBEV.

Foto: Lucas Jatobá, 2011.


A primeira exposição foi denominada “Filhos do Brasil”, com a assessoria da museóloga Veralúcia Ferreira. Hoje o acervo é composto de doações de pessoas físicas e outras peças emprestadas do Museu de Arqueologia e História de Maués (museu privado).

O prédio, datado de 1910, foi sede de duas instituições importantes: Segunda Casa de Energia do município e da Secretaria de Produção. Por muito tempo esteve abandonado até projeto de reforma para sediar o museu.

Foto: Lucas Jatobá, 2011.


Na exposição atual das três salas do prédio há 29 painéis sobre a história e atualidades de Maués, fotografias, pinturas, material arqueológico e geológico, artesanato, coleção numismática, adornos e bordunas indígenas dos sateré-mawé e dos munduruku, e outros equipamentos tecnológicos que fizeram parte da história do município.

Anexos ao museu estão: o barracão do caboclo e a sala de exposições Edmundo Xavier de Albuquerque, onde há as atividades de cinema, exposições de quadros e fotografias.


*Visita realizada no dia 05 de setembro de 2011.
*O nome do museu foi inspirado no Museu do Homem do Norte de Manaus.
*Esse texto é apenas descritivo, sem análise como nos outros artigos. 

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas